Blog da Lenda Portuguesa

Imagem | Blog - A Importância da Acidez no Vinho

São Paulo, 23 de setembro de 2021

A Importância da Acidez no Vinho

Já se perguntou sobre a importância da acidez em um vinho? A acidez, assim como o tanino e o álcool, tem grande importância na estrutura de um vinho, inclusive essas três substâncias devem estar em completa harmonia.

A acidez é a responsável pela “vida” e o frescor da bebida, além de definir e prolongar as qualidades gustativas da bebida. Por isso um dos grandes desafios dos produtores é colher a uva no momento exato, pois quando ela atinge sua maturidade, seu conteúdo de açúcar aumenta e o de ácido diminui, sendo assim, a colheita no momento certo trará o equilíbrio entre os dois.

A acidez, na quantidade correta, também ajuda a saciar a sede. Sem uma quantidade significativa de acidez, um vinho seco se torna pesado. Os vinhos desprovidos de acidez também são suscetíveis a estragarem mais rápido, uma vez que não envelhecem bem. Já, os vinhos com acidez abundante não apresentam prazer à boca, pelo contrário, dão um certo gosto estranho, cortante.

Você também pode gostar

Está Chegando o Vinho do Porto Ruby!

Em nosso primeiro artigo do ano, anunciamos 3 grandes lançamentos! Os Vinhos do Porto d’A Lenda Portuguesa. E hoje, queremos apresentar a vocês um deles, nosso Vinho do Porto Ruby.

SAIBA MAIS

Receitas de Uma Lenda - Drink de Mexerica

Já demos boas-vindas ao novo ano que se iniciou! Mas o que acha de também começar 2022 celebrando o verão?

SAIBA MAIS

Novidade: Nossos Vinhos do Porto estão chegando!

Dentro do conceito de trazer vinhos de várias regiões de Portugal, nós d’A Lenda Portuguesa, temos uma incrível novidade para vocês. É com grande alegria que estreamos o ano de 2022 com o lançamento dos Vinhos do Porto A Lenda Portuguesa!

SAIBA MAIS