Blog da Lenda Portuguesa

Imagem | Blog - A Importância da Acidez no Vinho

São Paulo, 23 de setembro de 2021

A Importância da Acidez no Vinho

Já se perguntou sobre a importância da acidez em um vinho? A acidez, assim como o tanino e o álcool, tem grande importância na estrutura de um vinho, inclusive essas três substâncias devem estar em completa harmonia.

A acidez é a responsável pela “vida” e o frescor da bebida, além de definir e prolongar as qualidades gustativas da bebida. Por isso um dos grandes desafios dos produtores é colher a uva no momento exato, pois quando ela atinge sua maturidade, seu conteúdo de açúcar aumenta e o de ácido diminui, sendo assim, a colheita no momento certo trará o equilíbrio entre os dois.

A acidez, na quantidade correta, também ajuda a saciar a sede. Sem uma quantidade significativa de acidez, um vinho seco se torna pesado. Os vinhos desprovidos de acidez também são suscetíveis a estragarem mais rápido, uma vez que não envelhecem bem. Já, os vinhos com acidez abundante não apresentam prazer à boca, pelo contrário, dão um certo gosto estranho, cortante.

Você também pode gostar

Você Sabe o que é Bâtonnage?

Você sabe o que é bâtonnage? Nós contamos para você! Bâtonnage é o termo francês que traduz o mexer ou agitar das borras com um bâton (bastão). As borras devem ser agitadas por várias semanas para ser, de fato, eficiente.

SAIBA MAIS

O que é um Vinho Redondo

Já ouviu falar da expressão: “esse vinho é redondo”? O que os apreciadores querem dizer com isso? A gente te explica! A expressão “vinho redondo” significa que o vinho não tem nenhum elemento sobressaindo acima dos outros.

SAIBA MAIS

Harmonização com Ostras

Você sabia que vinhos e ostras formam um belo par? Sim! E nossa sugestão de hoje são ostras in natura e o nosso Vinho Branco DOC Alentejo. Essas ostras trazem o gosto da água do mar.

SAIBA MAIS