Blog da Lenda Portuguesa

Imagem | Blog - Diferença entre vinhos

São Paulo, 24 de novembro de 2020

Diferença entre vinhos

Você sabe qual a diferença entre vinhos doces, suaves, meio secos ou secos? Vamos te explicar.

Vinho doce: apesar de ser o tipo mais doce de vinho, nenhum açúcar é adicionado na produção. A doçura pode ser devido ao fungo Botrytis Cinerea; ou à colheita tardia (normalmente chamados de “late harvest”), onde a uva é colhida, geralmente, depois de um mês de maturação; ou então pode ser um vinho fortificado pelo seu alto grau alcoólico.

Os vinhos suaves são mais simples (não há nada de errado com eles, mas bem são diferentes!), e sempre possuem um teor alto de açúcar, acima de 20 gramas por litro, o qual é adicionado em sua produção.

Os vinhos meio secos (ou demi-sec) apresentam um certo teor de açúcar residual do suco, que pode variar entre 4 e 25 gramas por litro. Isso quer dizer que ele pode estar muito próximo de uma bebida seca, ou ser excessivamente doce, aproximando de bebidas suaves mais características. Um bom vinho meio seco costuma ser bastante frutado, lembrando especialmente frutas vermelhas e flores.

Já os vinhos secos não têm doçura perceptível, eles são elaborados com uvas nobres e são produzidos com o açúcar contido nas uvas, tendo em média 3,5 gramas de açúcar por litro.

Nossos vinhos são secos e meio secos (com teor mais baixo de açúcar residual). Venha experimentar e se impressionar com A Lenda Portuguesa!

Você também pode gostar

Vinhos com Certificação DOC

Entre as mais nobres siglas está a sigla DOC – a expressão “D.O.C.” significa Denominação de Origem Controlada. Essa certificação vem de um sistema de denominação que está ligado...

SAIBA MAIS

Experimente Nosso Vinho Tinto DOC Alentejo Seleção

Queremos fechar nosso mês dos tintos com chave de ouro e para isso, deixamos para o grande final nosso Vinho Tinto DOC Alentejo Seleção. Um vinho com aroma intenso de frutas vermelhas maduras.

SAIBA MAIS

Descubra Como Usar um Decanter

O post de hoje vai para uma peça importante na arte da degustação de vinhos: o decanter. Esse acessório serve para duas coisas, servir e... decantar. O termo decantar significa, basicamente, livrar um líquido de impurezas.

SAIBA MAIS