Blog da Lenda Portuguesa

Imagem | Blog - Diferença entre vinhos

São Paulo, 24 de novembro de 2020

Diferença entre vinhos

Você sabe qual a diferença entre vinhos doces, suaves, meio secos ou secos? Vamos te explicar.

Vinho doce: apesar de ser o tipo mais doce de vinho, nenhum açúcar é adicionado na produção. A doçura pode ser devido ao fungo Botrytis Cinerea; ou à colheita tardia (normalmente chamados de “late harvest”), onde a uva é colhida, geralmente, depois de um mês de maturação; ou então pode ser um vinho fortificado pelo seu alto grau alcoólico.

Os vinhos suaves são mais simples (não há nada de errado com eles, mas bem são diferentes!), e sempre possuem um teor alto de açúcar, acima de 20 gramas por litro, o qual é adicionado em sua produção.

Os vinhos meio secos (ou demi-sec) apresentam um certo teor de açúcar residual do suco, que pode variar entre 4 e 25 gramas por litro. Isso quer dizer que ele pode estar muito próximo de uma bebida seca, ou ser excessivamente doce, aproximando de bebidas suaves mais características. Um bom vinho meio seco costuma ser bastante frutado, lembrando especialmente frutas vermelhas e flores.

Já os vinhos secos não têm doçura perceptível, eles são elaborados com uvas nobres e são produzidos com o açúcar contido nas uvas, tendo em média 3,5 gramas de açúcar por litro.

Nossos vinhos são secos e meio secos (com teor mais baixo de açúcar residual). Venha experimentar e se impressionar com A Lenda Portuguesa!

Você também pode gostar

Está Chegando o Vinho do Porto Ruby!

Em nosso primeiro artigo do ano, anunciamos 3 grandes lançamentos! Os Vinhos do Porto d’A Lenda Portuguesa. E hoje, queremos apresentar a vocês um deles, nosso Vinho do Porto Ruby.

SAIBA MAIS

Receitas de Uma Lenda - Drink de Mexerica

Já demos boas-vindas ao novo ano que se iniciou! Mas o que acha de também começar 2022 celebrando o verão?

SAIBA MAIS

Novidade: Nossos Vinhos do Porto estão chegando!

Dentro do conceito de trazer vinhos de várias regiões de Portugal, nós d’A Lenda Portuguesa, temos uma incrível novidade para vocês. É com grande alegria que estreamos o ano de 2022 com o lançamento dos Vinhos do Porto A Lenda Portuguesa!

SAIBA MAIS