Blog da Lenda Portuguesa

Imagem | Blog - Temperatura ideal para servir cada vinho

São Paulo, 21 de abril de 2020

Temperatura ideal para servir cada vinho

Dicas de uma Lenda: Você sabe, qual a temperatura ideal para servir cada tipo de vinho?

Falando em vinho, é importante lembrar que tudo em seu contexto o influencia: a forma de armazenagem, a harmonização, e claro, a temperatura em que é servido. Cada vinho tem a sua temperatura ideal de serviço porque é nela que ele mostra todo o seu potencial de sabores e aromas.

Um vinho gelado demais se fecha, escondendo suas nuances, enquanto um vinho muito quente se apresenta agitado demais, normalmente em desequilíbrio.

- Vinhos brancos e rosé: Idealmente servidos entre 10ºC e 12ºC, podem ser colocados na geladeira ou em um balde de gelo até atingirem a temperatura. Caso você sinta que ele acabou gelando demais, é só deixar ele em temperatura ambiente por alguns minutinhos antes de servi-lo.

- Vinhos tintos: O ideal é servi-los entre 16ºC e 18ºC, mas aqui fica um pouco mais específico. Para vinhos mais encorpados, se estiver bebendo em lugar mais quente, pode servir abaixo dessa temperatura. Para regiões de temperatura mais amena, é só colocá-lo na geladeira ou balde de gelo por 10-15 min.

Você também pode gostar

Vinhos com Certificação DOC

Entre as mais nobres siglas está a sigla DOC – a expressão “D.O.C.” significa Denominação de Origem Controlada. Essa certificação vem de um sistema de denominação que está ligado...

SAIBA MAIS

Experimente Nosso Vinho Tinto DOC Alentejo Seleção

Queremos fechar nosso mês dos tintos com chave de ouro e para isso, deixamos para o grande final nosso Vinho Tinto DOC Alentejo Seleção. Um vinho com aroma intenso de frutas vermelhas maduras.

SAIBA MAIS

Descubra Como Usar um Decanter

O post de hoje vai para uma peça importante na arte da degustação de vinhos: o decanter. Esse acessório serve para duas coisas, servir e... decantar. O termo decantar significa, basicamente, livrar um líquido de impurezas.

SAIBA MAIS