Blog da Lenda Portuguesa

Imagem | Blog - Temperatura ideal para servir cada vinho

São Paulo, 21 de abril de 2020

Temperatura ideal para servir cada vinho

Dicas de uma Lenda: Você sabe, qual a temperatura ideal para servir cada tipo de vinho?

Falando em vinho, é importante lembrar que tudo em seu contexto o influencia: a forma de armazenagem, a harmonização, e claro, a temperatura em que é servido. Cada vinho tem a sua temperatura ideal de serviço porque é nela que ele mostra todo o seu potencial de sabores e aromas.

Um vinho gelado demais se fecha, escondendo suas nuances, enquanto um vinho muito quente se apresenta agitado demais, normalmente em desequilíbrio.

- Vinhos brancos e rosé: Idealmente servidos entre 10ºC e 12ºC, podem ser colocados na geladeira ou em um balde de gelo até atingirem a temperatura. Caso você sinta que ele acabou gelando demais, é só deixar ele em temperatura ambiente por alguns minutinhos antes de servi-lo.

- Vinhos tintos: O ideal é servi-los entre 16ºC e 18ºC, mas aqui fica um pouco mais específico. Para vinhos mais encorpados, se estiver bebendo em lugar mais quente, pode servir abaixo dessa temperatura. Para regiões de temperatura mais amena, é só colocá-lo na geladeira ou balde de gelo por 10-15 min.

Você também pode gostar

Você sabe qual a taça ideal para o vinho tinto?

Esses vinhos, por apresentarem maior complexidade de aromas e sabores precisam de espaço para respirar, por isso suas taças são maiores que as demais.

SAIBA MAIS

Significado do termo reserva

Não confunda com o termo “RESERVADO”, que são vinhos de entrada, mais simples, produzidos em grande escala...

SAIBA MAIS

Uvas tintas também pode dar origem a vinhos brancos e rosés

O líquido do vinho se extrai da polpa da uva, que é clara. A cor, sabores e aromas, vem da casca...

SAIBA MAIS