Blog da Lenda Portuguesa

Imagem | Blog - Você Sabe o que é Bâtonnage?

São Paulo, 23 de setembro de 2021

Você Sabe o que é Bâtonnage?

Você sabe o que é bâtonnage? Nós contamos para você!

Bâtonnage é o termo francês que traduz o mexer ou agitar das borras com um bâton (bastão). As borras devem ser agitadas por várias semanas para ser, de fato, eficiente. A Bâtonnage é feita periodicamente e a sua periodicidade varia de acordo com a região ou clima do ano. A técnica é realizada preferencialmente em barricas. Mas é também utilizada em cubas de inox e outros recipientes de fermentação e estágio.

Esta agitação põe de novo em suspensão as borras, que, ricas em aminoácidos e com um relativo poder redutivo, vão melhorar o gosto e textura do vinho. Além disso, essa técnica impede a acumulação de oxigênio dissolvido no vinho e ajuda a evitar a oxidação do vinho com o tempo.

Você também pode gostar

A Importância da Acidez no Vinho

Já se perguntou sobre a importância da acidez em um vinho? A acidez, assim como o tanino e o álcool, tem grande importância na estrutura de um vinho, inclusive essas três substâncias devem estar em completa harmonia.

SAIBA MAIS

O que é um Vinho Redondo

Já ouviu falar da expressão: “esse vinho é redondo”? O que os apreciadores querem dizer com isso? A gente te explica! A expressão “vinho redondo” significa que o vinho não tem nenhum elemento sobressaindo acima dos outros.

SAIBA MAIS

Harmonização com Ostras

Você sabia que vinhos e ostras formam um belo par? Sim! E nossa sugestão de hoje são ostras in natura e o nosso Vinho Branco DOC Alentejo. Essas ostras trazem o gosto da água do mar.

SAIBA MAIS