Blog da Lenda Portuguesa

Imagem | Blog - Você sabe qual a taça ideal para o vinho branco?

São Paulo, 24 de novembro de 2020

Você sabe qual a taça ideal para o vinho branco?

Continuando nossa série sobre acessórios de vinho, hoje vamos falar da taça para vinhos brancos. Por ser consumido em temperaturas baixas, as taças para vinhos brancos têm um corpo menor, sendo assim a bebida tem menos espaço para trocar calor com o ambiente, mantendo sua temperatura praticamente constante. Sua haste também é um pouco mais longa, o que reduz o contato das mãos quentes com o bojo (ou corpo) da taça. Além disso, por ter esse formato, as notas de frutas que acompanham esse tipo de vinho são realçadas, pois sua borda estreita direciona o fluxo do vinho para o centro da língua, permitindo uma melhor percepção do equilíbrio entre acidez e as notas frutadas, percepção esta crucial para vinhos brancos. E aí? Gostou da dica?

Você também pode gostar

A Importância da Acidez no Vinho

Já se perguntou sobre a importância da acidez em um vinho? A acidez, assim como o tanino e o álcool, tem grande importância na estrutura de um vinho, inclusive essas três substâncias devem estar em completa harmonia.

SAIBA MAIS

Você Sabe o que é Bâtonnage?

Você sabe o que é bâtonnage? Nós contamos para você! Bâtonnage é o termo francês que traduz o mexer ou agitar das borras com um bâton (bastão). As borras devem ser agitadas por várias semanas para ser, de fato, eficiente.

SAIBA MAIS

O que é um Vinho Redondo

Já ouviu falar da expressão: “esse vinho é redondo”? O que os apreciadores querem dizer com isso? A gente te explica! A expressão “vinho redondo” significa que o vinho não tem nenhum elemento sobressaindo acima dos outros.

SAIBA MAIS