IVV

Imagem | IVV

IVV - INSTITUTO DA VINHA E DO VINHO

Mesmo os produtos vitivinícolas Portugueses que não tenham Denominação de Origem ou Indicação Geográfica não deixam de ser controlados pelo IVV, o Instituto da Vinha e do Vinho para garantir a qualidade dos produtos. O Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. é vinculado ao Ministério da Agricultura de Portugal. Trata-se de um órgão público integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio.

O IVV também exerce atividade na participação e acompanhamento de processos relativos ao setor vitivinícola, além de criar ações em busca da melhoria da qualidade dos produtos, reforço da competitividade e internacionalização e o desenvolvimento sustentável do setor. Coordena e gere o Sistema Nacional Integrado de Informação da Vinha e do Vinho. Atua na cobrança de taxas, define e coordena a aplicação de medidas de gestão e valorização do patrimônio vitícola nacional, entre outras relevantes atribuições.

MISSÃO DO IVV, I.P.

  • Coordenar e controlar a organização institucional do setor vitivinícola.
  • Acompanhar a política da União Europeia e preparar as regras para a sua aplicação.
  • Participar na coordenação e supervisão da promoção dos produtos vitivinícolas.
  • Auditar o sistema de certificação de qualidade.
  • Assegurar o funcionamento da Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (CNOIV).

Aos vinhos Portugueses sem Denominação de Origem ou Indicação Geográfica não são atribuídos os selos, porém pode-se verificar a sigla “IVV” nos seus contra-rótulos.

Fontes: IVV.

Saiba como funciona cada certificação

Alentejo

Somente nessas pequenas áreas específicas e delimitadas da região, os vinhos produzidos podem ganhar a certificação D.O.C.

SAIBA MAIS

Minho

É a denominação tradicional que designa os produtos vitivinícolas originários de uvas provenientes da Região Demarcada dos Vinhos Verdes

SAIBA MAIS